terça-feira, 26 de agosto de 2008

A fotografia digital

Quem já teve oportunidade de assistir cenas dos bastidores de uma sessão de fotos de moda, publicidade, ou capas de revistas sabe que, para se chegar a uma imagem "perfeita", não basta a beleza natural do modelo. A utilização de truques de maquiagem, luz, figurino, etc. juntam-se aos cosméticos para, nas mãos de habilidosos produtores, tirar o máximo proveito dos pontos fortes, além de disfarçar seus pequenos defeitos.podem ainda ocorrer retoques antes da impressão final da publicação. O objetivo é garantir não apenas a qualidade da imagem, mas também a adequação do motivo a certos padrões de beleza: dentes claros, cabelos brilhantes e pele impecavelmente lisa são algumas das exigências básicas. No caso das fotografias sensuais, há um enfoque maior no corpo, realçando a beleza e a sensualidade, obedecendo também a certos padrões, a fantasia é o elemento primordial...
Atualmente na maioria das publicações, praticamente todas as fotos passam por algum tratamento digital. Os mais familiarizados com edição de imagens por computador muitas vezes notam através da textura ou coloração diferente que a foto passou por algum tratamento de imagem. E quando o trabalho é bem feito, acreditamos que aquela imagem retrata fielmente a realidade, que tal modelo realmente não tem estrias, celulite ou dentes amarelados.
Também existem as, imagens híbridas, nas quais foram utilizados processos analógicos e digitais.
Mas como saber se uma foto impressa é manipulada ou não?". Você não vai saber, a não ser que haja uma manipulação óbvia.
A preocupação maior, com a introdução do computador como ferramenta "fotográfica", é com a falsificação, a apresentação de uma imagem alterada como se fosse original. Esta preocupação, no entanto, está presente desde os primórdios da fotografia. Ainda que ela fosse vista como a forma de representação mais fiel à realidade, as manipulações através da luz ou de colagens sempre a acompanharam. Existem, é claro, diferenças entre a falsificação e a criação artística tomando como base a fotografia as intenções e motivos de quem a faz a forma de apresentar o resultado ao público. Por exemplo: Um encontro entre duas pessoas que não aconteceu. Devemos ter uma preocupação com a ética, de modo que a interferência nas imagens não abuse da credibilidade do público.
A diferença entre a fotografia analógica e a tradicional é a praticidade com o uso do computador. Mas obviamente o computador não faz nada sozinho. Habilidade e sensibilidade são muito necessárias, além do amplo conhecimento dos programas. Mesmo respeitando a ética profissional, as aplicações da manipulação digital em fotografia são infinitas, e o fato de um observador saber que uma foto foi manipulada não impede que ele a aprecie.

Nenhum comentário: